Dúvidas Frequentes
Como matricular estudante no Diário Eletrônico?
1ª Etapa
No menu principal, navegue até Estudante, Matrícula Individual.
Se o estudante estuda ou já estudou na rede estadual. Informe:
- ID Estadual; ou
- Nome do estudante e Data de Nascimento.
Mas se ele estudou em outra rede de ensino, informe apenas:
- Nome do estudante e Data de Nascimento.
Preencha todo os dados do formulário.
Confirme no botão MATRICULAR.
2ª Etapa
No menu principal, navegue até Turma, Associar estudantes.
Selecione uma Turma marque o estudante que deseja matricular.
Confirme no botão ASSOCIAR ESTUDANTES.
Como criar turma?
No menu principal, navegue até Turma, Toda as turmas.
Selecione:
- Modalidade;
- série;
- Turno;
- Sala;
- Semestre;
- Total de Vagas; e
- Matriz Curricular.
Atenção!
No campo de Matriz Curricular, deve utilizar a matriz padrão da mesma série.
Como criar matriz curricular?
No menu principal, navegue até Escola, Matriz curricular.
Selecione o tipo:
- Ensino;
- Modalidade;
- Série;
- Disciplina;
- C.H Diurno;
- C.H Noturno;
- Reprova; e
- Opcional.
Atenção!
No campo Opcional, se a escolha for SIM não serão computadas no total de horas letivas para fins de retenção do estudantes.
Como fechar turma?
No menu principal, navegue até Turma, Toda as turmas.
Identifique na tabela:
- Modalidade;
- Série; e
- Sala.
Para fechar a turma. Acesse no ícone Fechar Turma. e informe a
- Data de Fechamento.
Se necessário preencha o campo Observação da Ata de Resultado Finais.
Como criar uma etapa?
No menu principal, navegue até Turma, Liberação de Etapas.
Selecione:
- Modalidade;
- Etapa;
- Data Inicial;
- Data Final; e
- Bloqueio Previsão**.
Atenção !
As datas das etapas por modalidade não devem coincidir. Ou seja, a data de início de uma etapa seguinte deve ser após a data de fim da outra, nunca no mesmo dia.
Como fechar uma etapa?
No menu principal, navegue até Turma, Liberação de Etapas.
Identifique na tabela a Modalidade/Etapa/Semestre e confirme no botão FECHAR.
Como Devolver professor?
Atenção!
Aqui é para devolver a Carga horária do professor, ou seja, tenha certeza para executar esta ação, se não irá devolver o professor à CRE.
No menu principal, navegue até Servidor, Lotação de Professor.
- Marque o professor que deseja.
- Confirme no botão DEVOLVER SERVIDORES SELECIONADOS.
Como Lotar professor?
Atenção!
Aqui é para ajustar as aulas do professor para mais ou para menos.
No menu principal, navegue até Servidor, Devolução de Professor.
Identifique o professor na tabela pelo:
- CPF;
- Nome do servidor;
- Cargo;
- Função; e
- Ambiente.
Acesse no botão LOTAÇÃO.
Efetue as alterações devidas acrescentandos mais disciplinas ou até mesmo diminuindo.
Se necessário preencha o campo Observações.
Como Associar o estudante?
Associar Estudantes / Transferir / Ficar na nuvem
No menu principal, navegue até Turma, Associar Estudantes.
Selecione a Turma.
Selecione o aluno que deseja movimentar.
Para transferir um estudante, identifique-o e acesse no botão MOVIMENTAR.
Preencha os dados:
- Tipo de Movimentação; e
- Situação de estudante.
Confirme no botão MOVIMENTAR ESTUDANTE.
Caso queira movimentar mais de um estudante, identifique os estudantes e selecione.
Confirme a solicitação no botão ASSOCIAR ESTUDANTES.
Atenção !
Caso o estudante não seja movimentado e nem matriculado, ficará disponível no banco de dados da escola(NUVEM).
Como criar Progressão Parcial ?
-
Cria a MATRIZ CURRICULAR de Progressão Parcial;
-
Cria a TURMA de Progressão;
-
ASSOCIA ESTUDANTE na turma de Progressão Parcial;
-
Movimenta o estudante da turma de Progressão Parcial em TURMA/MOVIMENTAR ESTUDANTE.
O aluno deverá ser movimentado com a SITUAÇÃO PROGRESSÃO PARCIAL;
-
ASSOCIA ESTUDANTES da Progressão nas turmas do regular;
-
Associa os estudantes da Progressão Parcial nos componentes curriculares que irão fazer a Progressão Parcial, vai em: TURMAS/TURMA/TURMA PROG. PARCIAL / CONDIÇÃO ESPECIAL.